BRAGA
Situada no vale do Cávado, na região Noroeste de Portugal Continental, entre o Rio Douro e o Rio Minho, Braga é uma das cidades mais antigas do país, com uma história que remonta ao tempo dos romanos.
Fundada no ano 16 a.C. e denominada Bracara Augusta em honra do imperador César Augusto, a cidade foi capital da Galécia, de onde irradiavam 5 Vias Romanas, com um vasto território desde o Norte do Douro.
A sua forte herança religiosa é visível nas inúmeras e belas igrejas da cidade, como a Basílica dos Congregados; a sua Sé Catedral - uma das mais antigas de Portugal; nos seus Sacro-Montes, os Santuários do Sameiro, Falperra e Bom Jesus; a antiga Casa-Mãe dos Beneditinos; e o Mosteiro de S. Martinho de Tibães.
O Santuário do Bom Jesus, é património cultural mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) desde Janeiro 2019.
Um dos seus momentos altos de celebração religiosa na cidade é a realização da Semana Santa, repleta de tradições seculares. Na Sé Primaz decorrem as principais celebrações seguindo um costume litúrgico que assume identidade própria.
Cidade jovem, cosmopolita e multicultural, considerada a mais jovem do país, Bracara Augusta, tem duas universidades de referência com uma população estudantil ativa que muito contribui para a sua vivacidade. Através do Departamento de Música da sua Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, a Universidade do Minho ministra cursos de Licenciatura e Mestrado com uma formação fortemente especializada em Instrumento, Ciências Musicais, Direção Coral e Formação Musical e assegura uma programação regular musical, organizando paralelamente exposições, colóquios internacionais, comemorações de efemérides musicais.
O Theatro Circo, inaugurado em 1915, é um dos mais belos teatros portugueses e uma das salas de espetáculos de referência da programação cultural da cidade detentora, ao longo de mais de cem anos de existência, de manifestações de criação e performance musical e teatral de relevo na Europa e no mundo.
Cidade histórica e rica em cultura, Braga dispõe de vários museus, dedicados ao passado da cidade, à cultura e à arte.
Com um vasto património cultural popular constituído pelos grupos etnográficos, festas, feiras e romarias e belíssimo artesanato que ao longo dos tempos têm marcado o pulsar da cidade.