Celebrar a Arte e a Cultura é o mote da
MÚSICA DE CÂMARA - BRAGA.
Os concertos de carácter intimista e simultaneamente virtuosístico, as formações variadas de pequenos ensembles, a riqueza sonora e tímbrica dos vários instrumentos e a proximidade e interação entre os músicos, proporcionam experiências exaltantes aos ouvintes que estimulam a sensibilidade e a reflexão.
Tendo como um dos seus propósitos serem um agente de mudança no panorama musical em Portugal, as suas Temporadas realizam-se em Braga, anualmente, com um ciclo de concertos da responsabilidade de músicos e grupos conceituados de carreira internacional que, no seu percurso, incluem a música de câmara. Contribuir para a criação e existência de grupos de câmara perenes em Portugal faz também parte dos seus desígnios.
Numa simbiose peculiar entre criadores, intérpretes e público, as Temporadas de Música de Câmara de Braga fomentam a interpretação e criação de obras de compositores e compositoras portuguesas, valorizam e divulgam espaços patrimoniais especialmente selecionados para a realização dos seus concertos e proporcionam conferências pré-concerto sobre o repertório interpretado.
Com raízes na música renascentista e barroca, o repertório de câmara desenvolveu-se como um género distinto durante o período clássico. A Música de Câmara Braga explora um repertório erudito diversificado que abrange obras desde o Barroco à contemporaneidade, explorando diferentes combinações instrumentais e múltiplos estilos musicais.